Gato Sphynx saiba tudo sobre a raça

Curiosidades e fotos sobre esse incrivel gatinho

Saiba tudo sobre o Gato Sphynx, vamos fala sobre origem e curiosidades sobre essa incrível raça.

Gato Sphynx
Fonte:Perigot

Origem do Gato Sphynx

Em 1966, no Canadá, uma gata srd preta e branca teve um filhote sem pelos. O dono deu ao gatinho o nome de Prune (ameixa seca, em inglês). Seu dono o cruzou com outros gatos numa tentativa de  se obter mais filhotes sem pelos. Como a ausência de pelos é característica de genes recessivos, alguns filhotes nasceram sem pelos, mas outros não.

 

Esses filhotes foram chamados deCanadian Hairless Cats (Gatos Canadenses sem Pelos), o nome Sphynx se deve ao fato de esses gatos serem parecidos com uma escultura de um gato do Antigo Egito chamada The Sphinx.

gato sphynx - cuidadosEntre 1975 e 1978, algumas mutações naturais de gatos sem pelos foram encontradas em Minnesota (EUA) e Toronto (Canadá). Esses filhotes chamados Epidermis, Punkie e Paloma foram cruzado com Devon Rex, que é uma raça com poucos pelos no corpo. A raça do gato Sphynx traça sua história a partir dos descendentes dessas uniões. A raça foi reconhecida há mais de 20 anos e hoje existem milhares de Sphynxes registrados pelo mundo.

Aparência

O gato Sphynx não é totalmente pelado, ele possui uma camada de penugem fina espalhada pelo corpo, tanto que quem o toca tem a impressão de estar tocando um pêssego quente.

gato sphynx – pelos

Todas as cores e padrões são aceitos e podem se apresentar em qualquer estágio da maturidade. Inclusive, podem apresentar coloração ponteada, como os Siameses. É um gato de estrutura bem desenvolvida e deve apresentar uma barriguinha, como se tivesse acabado de jantar. Os olhos do gato Sphynx são grandes e em formato de limão.

A maioria das pessoas pensa que, por ser “pelado”, o Sphynx é hipoalergênico e seria o gato ideal para pessoas alérgicas, mas isso não é totalmente verdade. Se a pessoa é alérgica a pelos, provalvelmente não terá grande problemas tendo um Sphynx, mas se a alergia for a saliva ou pele, terá problemas como com qualquer outro gato.

Saúde e Predisposição a Doenças

O Sphynx perde calor corporal com muita facilidade devido à ausência de pelos , além de ter sensibilidade extrema à anestesia, vacinas e pesticidas.

Assim como o Bengal, o Maine Coon, entre outras raças, eles têm maior propensão ao HCM (hipertrofia do músculo cardíaco). Inclusive, a Dra. Alice postou um ótimo texto sobre essa doença, aqui no Tudo Gato.

Cuidados

Muitas pessoas pensam que pelo fato de não terem pelos, os Sphynxes têm menos necessidade de banho que um gato “normal” e é justamente o contrário. Devido ao fato de não ter pelos, a oleosidade natural da pele não tem como ser absorvida e o Sphynx tem que tomar banho pelo menos uma vez por semana, para remover o óleo, que acaba pegando pó e sujeira. Por outro lado, alguns exemplares possuem a pele seca, com uma ligeira descamação, semelhante à caspa. É preciso usar um shampoo adequado ao tipo de pele do gato.

É imprescindível que tenha as unhas cortadas, caso contrário, ele acaba se machucando ao se coçar, além disso, as patas e os dedos precisam ser limpos.

gato sphynxA questão da oleosidade na pele é tão séria que, há algum tempo atrás, a Bea me enviou o link de um blog onde havia sido postada a foto de uma parede com uma mancha marrom de tamanho considerável, porque um gato Sphynx se deitava encostado nela. Procurei a página, mas não encontrei, de qualquer forma, o endereço do blog é este:
http://www.sphynxcatblog.com/?s=oily+stain+in+the+wall

É normal que o Sphynx tenha secreção ocular, então os canais lacrimais precisam ser limpos, assim como as orelhas.

É preciso que se tenha muito cuidado com o sol, porque a pele do Sphynx é sensível e pode se queimar. No inverno, também é preciso atenção, para evitar a perda de calor, que é uma tendência da raça.

Esses cuidados básicos, além da alimentação adequada são imprescindíveis à saúde do gato.

É também imprescindível que, a pessoa que adquira um gato desses, esteja ciente dos cuidados dos quais ele necessita e se responsabilize por eles.

Temperamento/Comportamento

O gato Sphynx está entre as 10 raças de gatos mais amigáveis e simpáticas.

gato sphynx com filhotes

Eles têm nível de atividade alto, são inteligentes, gostam de brincar, são extremamente apegados ao dono, apreciam colo e – milagre! – gostam de receber visitas. Convivem bem com cães e outros gatos, mas preferem a companhia humana, tanto que gostam de colo e adoram dormir com seus humanos, o que é bastante conveniente, já que precisa se manter aquecido.

Eles costumam procurar lugares mais quentinhos para se deitarem, como monitores de computador (os de tubo, é claro), TVs, etc.

O interessante nessa raça é que, à primeira vista, poucas pessoas se encantam por esses peladinhos, mas depois que veem pela segunda, terceira vez, já começam a achá-los charmosos. Daí, pra caírem de amores por eles, é rapidinho.

De qualquer forma, volto a dizer que os interessados em terem um peladinhos precisam estar conscientes de que não são só os gatos peludos que dão trabalho.

Compartilhe esta história com seus amigos. Siga os TudoGato no facebook.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo