Gato na janela: por que gatos gostam tanto desse lugar? 

gato na janela
(Jez Timms)

Os gatos adoram ficar em locais onde se sentem mais seguros e dominantes. Em suma, eles preferem pontos da casa onde podem ver tudo que se passa ao redor. Sendo assim, ver seu gato na janela não é nem um pouco incomum. Entenda os motivos que levam os bichos a esses locais.

por que gatos gostam de janelas
(ANGELA NEWMAN)

Diferentemente dos cães, os gatos domésticos ainda preservam muito do passado selvagem. Ou seja, muito do que vemos nos gatinhos é herança dos antepassados silvestres. A fascinação por janelas, por exemplo, também é parte desse passado e facilmente explicável. 

gatinho na janela
(mana5280)

Quando ainda na natureza, os gatos precisavam ficar sempre em lugares altos por questão de sobrevivência. Sendo assim, tendem a preferir as janelas por, normalmente, serem mais altas. Sem contar que, de lá, podem ver o lado de fora e se sentirem ainda mais altos.

gato na janela motivos
(Inés Castellano)

Gato na janela: pontos positivos 

Nós sabemos da importância do sol na nossa saúde. Em suma, os gatinhos também sabem. Um gato na janela consegue absorver a famigerada vitamina D. Por isso, eles podem passar muito tempo buscando aquele pedaço de sol que invade a casa.  

gatos tomando sol na janela
(Chris Barbalis)

Os gatos unem vários motivos para gostarem tanto de ficar nas janelas. Em primeiro lugar, como já dito, estão naturalmente predispostos a procurar locais altos. Uma herança dos antepassados em que subiam em árvores, por exemplo, para encontrar caça com mais facilidade e fugir de predadores. 

gatinhos gostam de ficar na
(Gaelle Marcel)

Enfim, também gostam das janelas por terem acesso a luz solar através delas. Portanto, deixar o gato na janela só traz benefícios a ele. Sem contar que o bichano fica tranquilo e satisfeito quanto está descansando lá. Sem dúvida, nós também temos nossos locais preferidos, que podem ser até mais estranhos. 

Leia também: 

Dicas de economia com seu gato: 5 formas seguras de gastar menos 

Cuidados com gatinhos: Inflamações nos olhos precisam de atenção

Curiosidades sobre gatos: Como o gato vê o seu dono? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *