Doenças Felinas: Quais as principais doenças que acometem gatos? 

Doenças Felinas Quais as principais doenças que acometem gatos

Os tutores de gatos precisam ficar atentos à saúde deles. As doenças felinas são mais comuns do que gostaríamos. Sendo assim, cuidados e conhecimento podem prolongar a vida do seu gatinho. Conheça algumas das principais doenças que acometem gatos, pois isso fará a diferença. 

Doenças felinas são comuns, mas com os devidos cuidados o animal sofre menos

problemas com gatos
(Michael Sum)

Algumas doenças podem ser evitadas com cuidados básicos. Se o gato for castrado, pode ter menos riscos de ter alguns tipos de câncer, por exemplo. E se ele não tiver acesso à rua, fica livre de outras infecções contagiosas. Por outro lado, algumas patologias são inevitáveis, podendo ser até hereditárias. 

Câncer 

principais doenças felinas
(Manja Vitolic)

Nesses casos, o problema é como nos humanos. Ou seja, as células crescem sem controle e invadem os tecidos ao redor, podendo se espalhar pelo corpo. Em suma, os gatos podem ser acometidos por diversos tipos de câncer. Portanto, o acompanhamento e o tratamento são cruciais. 

Diabetes 

cuidados de saúde com gatos
(Borna Bevanda)

Nos gatos, como nas pessoas, a diabetes é causada por deficiência de insulina ou resposta inadequada a ela. Sem o controle ideal de insulina, os gatos acabam tendo diversos problemas de saúde, alguns bem sérios. A hiperglicemia é uma consequência drástica, por exemplo. 

FIV – Vírus da imunodeficiência felina

doenças de gatos
(Biel Morro)

Os gatos podem demorar anos para apresentar sintomas dessa infecção. A ação pode ser lenta, mas, quando a doença se instala, o sistema imunológico do bichano fica seriamente enfraquecido. Sendo assim, outras doenças podem matar o bichinho. É uma das doenças felinas que costumam acometer animais abandonados. 

FelV – Vírus da Leucemia Felina

principais problemas gatos
(Yerlin Matu)

É um retrovírus transmissível de RNA que ataca o sistema imunológico de forma severa. Infelizmente, é uma das causas mais comuns de mortes e doenças envolvendo gatos domésticos. Os sintomas levam tempo para aparecer, mas o gato pode transmitir. Ou seja, todo gato que chega em casa precisa fazer o teste para não colocar os outros em risco. 

Dirofilariose

Doenças Felinas
(Pacto Visual)

Essa doença é transmitida por mosquitos infectados e causa problemas aos gatos. Quando se tornam hospedeiros, os gatinhos têm problemas pulmonares, principalmente. Áreas com muita incidência de mosquitos são as mais perigosas. A prevenção da dirofilariose deve ser discutida com veterinários. 

Continue acompanhando Tudo Gato para conhecer mais doenças felinas mais comuns em gatos. 

Leia também: 

Curiosidades sobre gatos: 15 fatos impressionantes sobre gatos 

Gatinho com pulgas: o que fazer para ajudar o filhote? 

Alimentação de gatos: gatinhos podem comer frutas? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *