Doença felina: Como tratar hiperestesia felina?

Conhecida também como Síndrome do Gato Nervoso

Os gatos domésticos, infelizmente, estão sujeitos a diversas doenças. Em suma, se não tratadas, podem causar problemas sérios e até a morte do bichinho. Uma doença felina precisa de muita atenção. Uma delas, é a hiperestesia felina. É uma condição não tão comum, mas pode acontecer e precisa de tratamento. 

Hiperestesia felina
(Martina Misar-Tummeltshammer)

A hiperestesia felina acontece por causa de uma alteração neuromuscular no gatinho. Em resumo, isso faz com que a pele das costas do gato acabe ficando mais sensível e ondulada. Sendo assim, o bichano sente o tempo todo como se houvesse algo incomodando, e então ele se lambe mais do que o comum e fica irritadiço. 

Hiperestesia felina tratamento
(Chen Yi Wen)

Em casos mais sérios, o gato sente como se estivesse sendo perseguido. Por outro lado, também pode agir como se algo tivesse entrado no pelo e se desespera para eliminar isso. Os episódios são marcados por crises. Durante esse tempo, o gato fica desesperado, tentando se livrar do incômodo. Enfim, quando passa, ele volta ao normal.  

Hiperestesia felina tem tratamento 

Essa doença felina também é chamada de Síndrome do Gato Nervoso. Tecnicamente, é mais conhecida como Neurite ou Neurodermatite. Em suma, não há cura para a doença, que, se não cuidada, pode causar problemas de pele. 

gato nervoso
(Sophie Dale)

Por outro lado, há tratamentos para a hiperestesia felina. Como o problema pode ser causado por estresse, orienta-se que o gato seja mantido em local calmo. Acesso fácil a comida, água e caixa de areia o deixarão mais sossegado. Em casos específicos, poderão ser necessários calmantes.  

síndrome do gato nervoso
(H Shaw)

Caso o gato se machuque ao morder a si mesmo ou se lamber demais, serão necessários medicamentos para a pele. Enfim, a dica mais importante é: caso seu gato apresente sintomas estranhos, procure um veterinário.  

Leia também: 

Gato na janela: por que gatos gostam tanto desse lugar? 

Banho no gatinho: quando o filhote pode tomar o primeiro banho? 

Doenças Felinas: Quais as principais doenças que acometem gatos? 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar