Curiosidades sobre gatos: Por que gatos ronronam? 

Uma habilidade com várias finalidades

Os gatos estão entre os animais mais misteriosos do mundo, mesmo sendo um dos mais antigos parceiros do ser humano. Curiosidades sobre gatos, portanto, permeiam a própria história humana. Ainda há muitos mistérios que envolvem os felinos domésticos. Por exemplo, você por que os gatos ronronam?

como os gatos ronronam
(Milada Vigerova)

Em primeiro lugar, vamos entender como eles fazem isso. O mecanismo que resulta nessa função ainda não foi totalmente explicado. Mas já se sabe algumas coisas. A ideias mais aceitas, é que os sinais cerebrais ativam a musculatura da caixa de voz. Ou seja, os músculos da laringe vibram ao comando do bichinho. 

dúvidas sobre gatinhos
(Corina Rainer)

O ronronar acontece tanto quando o gato inspira, quanto quando ele expira. Diferentemente do miado, que só é possível ao soltar o ar, assim como acontece conosco. O ronronar é a vibração na laringe com a passagem de ar, em suma. Mas acontece quando o gato comanda, e não aleatoriamente.  

Por que gatos ronronam? 

linhas de pensamento que deduzem que os gatos ronronam como uma forma de comunicação. Em resumo, eles entenderiam entre si o significado de cada vibração. Mas nós ainda não entendemos totalmente esse costume que, aparentemente, serve para muitas coisas.

por que gatos ronronam curiosidades
(Isi Parente)

Em suma, os gatos ronronam tanto para coisas boas quanto para ruins. Eles fazem isso quanto estão relaxados, quanto querem mostrar amor e para pedir comida. Por outro lado, também ronronam quando estão incomodados e até para se curarem quando estão com dores. 

curiosidades sobre gatos
(Paul Hanaoka)

As vibrações os ajudam com o estresse e a controlar a excitação dos gatinhos. Uma hipótese aceita, é que o ronronar é uma poderosa ferramenta de cura. Há quem diga até que é rejuvenescedora. Enfim, há vários motivos possíveis e justos. Mas o que importa, é que essa habilidade é muito fofa. 

Leia também: 

Curiosidades sobre gatos: Por que gatos gostam tanto de peixe? 

Gato agressivo: o que pode estar fazendo o bichano ficar bravo? 

Banho no gatinho: quando o filhote pode tomar o primeiro banho? 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar