Gato Gordo: O que fazer para animar o bichano 

A saúde do seu bichinho pode estar comprometida

Quem tem gatos em casa sabe que os animais costumam ser bem ativos. Por outro lado, também dormem bastante e são chegados à preguiça. Ou seja, um gato gordo não é tão difícil de se encontrar. Portanto, precisamos encontrar formas de lidar com isso e animar os bichinhos.

gato obeso
(Sanford Meyers / The Tennessian)

O primeiro passo, sem dúvida, é procurar ajuda de quem entende do assunto. Por ser uma condição relativamente comum e crescente, a obesidade felina está em pauta. Dessa forma, não será difícil encontrar um especialista que já tenha experiência. Enfim, o objetivo é avaliar seu gato como indivíduo, levando tudo em conta.

gato gordo tratamento
(Michigan Humane Society)

Além da alimentação e falta de exercícios, outra coisa que pode contribuir para o ganho de peso são as doenças. Gatos diabéticos, com complicações no fígado e diversas outras condições entram na conta. Ou seja, para que seu gato gordo tenha melhor qualidade de vida, ele deve ser avaliado com suas particularidades. 

Gato gordo pode ter expectativa de vida reduzida 

Além de poder ser causada por algumas doenças, a obesidade pode também causar outras. Então um gato que está acima do peso tem probabilidade de desenvolver ainda mais complicações. Um acompanhamento com um veterinário e até um especialista em comportamento é recomendado. 

Em primeiro lugar, é necessário saber se o gato, de fato, está acima do peso ou não. Tamanho e peso dos gatos domésticos, em suma, variam bastante. Os bichanos mais comuns, quando adultos, podem pesar entre 3 e 6 quilos. Por outro lado, um gato da raça maine coon por chegar perto dos 10 quilos. 

gata gorda
(Woodside Sanctuary)

Se brinquedos e novidades não conseguirem animar seu gatinho e fazer com que se movimente mais, é outro sinal de que vocês precisarão de ajuda.  

Gatos vivem pedindo comida, mesmo quando o potinho está cheio. Sendo assim, outro ponto é avaliar se não há a possibilidade de separar os momentos de refeição. Procure saber também se poderá trocar por uma ração menos calórica sem prejuízo à saúde do animal. 

Leia também: 

Gato ansioso: 5 formas de tratar a ansiedade do seu gatinho 

Dicas de economia com seu gato: 5 formas seguras de gastar menos 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar