Gatinho com pulgas: o que fazer para ajudar o filhote? 

Confira tópicos como banhos e produtos químicos

As pulgas estão entre os parasitas mais comuns em gatos. Até mesmo os filhotes estão expostos a esse problema. Sendo assim, saber como lidar com seu gatinho com pulgas evitará outros problemas. Além do incômodo em si, como coceira, os gatos podem até desenvolver vermes por causa das pulgas.

filhotes de gato
(Zetong Li)

Enfim, apesar de ser comum, não quer dizer que seja normal. Portanto, cuidar do seu bichinho é uma grande responsabilidade. Os filhotes precisam se livrar delas, pois, de outra forma, podem até mesmo ter o crescimento e saúde comprometidos. Confira algumas dicas para lidar com isso. 

Gatinho com pulgas não deve ser ignorado

como cuidar de filhotes de gato
(Danilo Batista)

Para algumas pessoas, deixar o bichinho com pulgas não acarreta problemas maiores, pois esse tipo de infestação seria “normal”. Bem, não podemos negar que são raros os gatos que nunca tiveram pulgas. Por outro lado, essa situação nunca deve ser negligenciada, ainda mais se falamos de filhotes.  

Algumas ações podem auxiliar no controle ou mesmo eliminação dos parasitas. Em primeiro lugar, sempre tenha o acompanhamento de um veterinário. Ele saberá te dar as melhores orientações e saberá dizer a idade exata para banhos com determinados produtos, por exemplo. 

Algumas formas de controlar infestações com pulgas 

cuidados com gatos
(Anton Kraev)

Há os pentes desenvolvidos para tirar pulgas. Em suma, eles ajudam no controle. A parte boa é que você poderá ver as pulgas sendo retiradas e acompanhar o processo.  A parte ruim é que não é possível garantir total remoção dos parasitas com esse método. Mas essa é uma forma menos agressiva e bastante útil. 

Banhos também são muito úteis no controle e combate às pulgas. Água quente é uma aliada nessa batalha. Porém, tenha certeza de que a temperatura da água não machucará o filhote. Outra dica importante, é secar o gatinho imediatamente após o banho e não deixar umidade. Gato molhado pode desenvolver problemas de saúde. 

Medicamentos antipulgas 

Gatinho com pulgas
(Ramiz Dedaković)

Em casos extremos, será necessária a aplicação de algum medicamento. O veterinário precisa acompanhar esse processo, pois gatos recém-nascidos precisam de cuidados bem específicos. Ou seja, usar produtos químicos nessa idade pode ser bastante perigoso. 

Confira com atenção todas as etiquetas do produto. Se o gato ainda for muito novinho, com tempo de vida abaixo do indicado, não use o produto. Remédios antipulgas podem ser fatais para filhotes se usados incorretamente. 

Leia também: 

Banho no gatinho: quando o filhote pode tomar o primeiro banho? 

Gato agressivo: o que pode estar fazendo o bichano ficar bravo? 

Gato ansioso: 5 formas de tratar a ansiedade do seu gatinho 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar