Curiosidades sobre gatos: Por que gatos gostam tanto de peixe? 

Descubra e se surpreenda

Há quem diga que gatos gostam de peixe por causa do passado de domesticação. Curiosidades sobre gatos remetem à própria história humana, em suma. Os egípcios, que teriam sido os primeiros a domesticar gatos, usariam peixe para atraí-los. Ou seja, poderia vir daí a preferência. 

por que gatos gostam de peixe
(Gautam Ganguly)

Mas, como um gato poderia amar peixes de forma natural se eles não caçam esses animais? Os peixes vivem na água, e gatos odeiam água. Uma publicação do site Freaky Pet trouxe mais detalhes sobre isso. A resposta, em resumo, é bem mais simples do que parece.

curiosidades sobre gatos peixe
(freestocks)

A dieta dos felinos domésticos é baseada em carne. Eles têm intestinos curtos, sendo assim, não podem digerir vegetais de forma ideal. Eles precisam de alimentos com um aminoácido chamado taurina. Ela ajuda a complementar a nutrição. Portanto, o fato de peixes serem ricos em taurina é um ponto importante. 

Curiosidades sobre gatos e o amor deles por peixes 

Bem, certamente, há gatos que não têm tantos problemas com água. Avaliando esses bichinhos é possível saber, sem esforço, que os peixes não são presas deles. Você já viu algum gato caçado em um rio, por exemplo, com um urso? 

por que gato gosta de peixe
(Oscar Chevillard)

Como os gatos estão entres os animais de estimação mais antigos domesticados por humanos, há ainda outras teorias. Por exemplo, há quem diga que os bichinhos se acostumaram a comer os restos que os donos humanos deixavam. Ou seja, comiam peixe com frequência, já que esse alimento sempre foi muito consumido.

gato e peixe
(Daniel Tuttle)

A taurina, já citada, é imprescindível aos gatos. Toda ração felina, sem dúvida, precisa contar com ela. Atua no sistema reprodutor, ritmo cardíaco, digestão e até visão do gato. Sendo assim, um bichano com deficiência de taurina terá sérios problemas de saúde. 

Enfim, essas são algumas explicações que nos ajudam a entender o porquê de gatos gostarem tanto de peixes. 

Leia também: 

Gato ansioso: 5 formas de tratar a ansiedade do seu gatinho 

Banho no gatinho: quando o filhote pode tomar o primeiro banho? 

Gato agressivo: o que pode estar fazendo o bichano ficar bravo? 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar