Banho no gatinho: quando o filhote pode tomar o primeiro banho? 

Dicas importantes para cuidar dos recém-nascidos

Gatinhos são frágeis, mas nem tanto. Essas criaturinhas já nascem cheias de resistência e força. Mesmo assim, temos que as tratar como se fossem as coisinhas mais moles do mundo. Portanto, até na hora de dar banho no gatinho, é necessário seguir algumas dicas e respeitar as orientações veterinárias.

Banho no gatinho
(Kote Puerto)

Nos primeiros dias de vida, enfim, a limpeza dos filhotes fica totalmente sob responsabilidade da mãe. Por outro lado, como os gatos não são muito fãs de água, começar os banhos cedo, assim que puder, pode ajudar a tornar isso mesmo assustador para eles.  

Banho no gatinho tem tempo certo

Dicas sobre gatos
(Sahand Babali)

Como já dito, deixe a mamãe dos filhotes limpá-los em primeiro lugar. Nas semanas iniciais de vida, é essencial que isso aconteça, por vários motivos. Os cheiros são muito importantes para os gatos, por exemplo. Sendo assim, é interessante manter esses odores familiares tanto à mãe quanto aos bebês.  

Você pode ajudar a gata nessa missão sem, necessariamente, dar banho nos gatinhos. Eles ficarão com restos de sujeita pelo corpo, seja do leite, de fezes ou poeira, por se arrastarem por aí. Portanto, com um algodão úmido ou um pano, você pode ajudar na limpeza. É importante que seja apenas água, sem produtos, como sabão, shampoo ou outros. 

Quando dar banho? 

Filhotes de gato
(Roby Allario)

Enfim, quando o filhote já tiver cerca de oito semanas de vida, o banho já se torna uma possibilidade segura. Use produtos dedicados a filhotes, pois são desenvolvidos especificamente para cuidar dos pequenos. Shampoo humano ou para gatos adultos, por exemplo, não são boas ideias. 

Tome todos os cuidados com os olhos, boca e orelhas. É de extrema importância que os primeiros banhos sejam bem-sucedidos. Dependerá disso que os filhotes se acostumem ou não a tomar banho. Se um shampoo incomodar os olhos ou água no ouvido causar infecções, todo mundo sai perdendo. 

Leia também: 

Gato Gordo: O que fazer para animar o bichano 

Dicas de economia com seu gato: 5 formas seguras de gastar menos 

Gato ansioso: 5 formas de tratar a ansiedade do seu gatinho 

Cuidados com filhote de
(Manki Kim)
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar